sábado, 30 de janeiro de 2016

A Aplicação da Gestão Participativa ...



A Gestão Participativa se aplica à política, organizações públicas e privadas, fazendo com que haja um maior debate sobre soluções que podem ser encontradas num cenário de globalização, crises econômicas, culturais e sociais.

Gestão participativa tem sido não um modismo, mas a solução para interesses divergentes e crises causadas pela demora em solucionar problemas. A Gestão Participativa se difere da gestão tradicional por agregar um debate mais amplo e seus pilares envolvem: informação, envolvimento, delegação, consulta e outros.

Há décadas países denominados de primeiro mundo adotam a Gestão Participativa como mecanismo em suas politicas publicas, tais como: Estados Unidos, Noruega, Inglaterra, Japão, França, Suécia, Dinamarca entre outros, enfim, existe o envolvimento da sociedade no âmbito politico, o que por sua vez não acontece aqui no Brasil. Temos que a partir de agora passar a mudar nossa forma de agir em relação a essa questão. Temos que mudar nossa cultura politica e passar a cobrar efetivamente de nossos governantes ações que venham ao encontro destas normas. Nossos políticos estão em uma redoma e isso é o cumulo da falta de respeito com o cidadão. Corrupção, leis que não são cumpridas, atos para benefícios próprios, um judiciário conivente, onde vamos parar com tudo isso. Estão delapidando nosso pais por ganancia e se mantendo no poder por décadas, só iremos mudar esse quadro deprimente quando nos organizarmos e passarmos a ditar as regras, e isso é possível sim, desde que saiamos de nossas zonas de conforto e passemos a atuar não mais como coadjuvantes e sim como principais.

Há um ano um Vereador de nossa Capital Curitiba teve a capacidade de dizer em plenária que o salario dos mesmos estava defasado (R$15.000,00), chegou até a questionar o 13º salario que para vereadores não existe, inclusive a verba de gabinete, enfim, conotou que os vereadores estão pagando para trabalhar, oras, renuncie, porque se candidatou, agora se quer fazer uso de seus rendimentos para filantropia, assistencialismo, ou até mesmo manter currais eleitorais, saiba que isso é crime, a função de Vereador não é para dar cadeiras de rodas, dentaduras, milheiros de tijolos, cestas básicas e caixões. A função do Vereador é legislar e fiscalizar os atos do Prefeito, aqui vale tudo. A um tempo atrás se não me engano na Grécia a população cercou um Deputado corrupto que saia do parlamento e carregaram ele até um contêiner de lixo e o jogaram dentro como lixo. Em países desenvolvidos e ditos Primeiro Mundo, os políticos que cometem crimes e são condenados vão para a cadeia. Aqui não, continuam nos roubando, mais uma vez, está tudo errado.

Esse ano terá Eleições Municipais e pode ser o começo de uma significativa mudança, sendo exemplo até para o Brasil, não somos massa de manobra para irmos às ruas em manifestações orquestradas sem fundamento e sem embasamento. Temos sim é que nos aliar e nos organizar para a partir de agora passar a definir como queremos que seja a politica e não continuar a sermos manipulados por pessoas gananciosas e sem escrúpulos, e isso só vai se tornar realidade em doses homeopáticas e fundamentalmente com a participação de todos. Só nos organizando poderemos fazer alguma diferença, hoje temos a Internet que nos aproxima, não podemos nos omitir, somos nós que estamos pagando essa conta descabida, vem, vamos juntos, entre em nossa Pagina, conheça mais a respeito de nosso projeto, conheça mais a respeito sobre Gestão Participativa, esse pode ser o caminho.

"Álvaro Nicoli"

Nenhum comentário:

Postar um comentário