segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

A Importância de se Participar da Politica ...



Devemos exercer a cidadania de forma plena e compreender que situações de injustiça podem ser transformadas.
Partidos Políticos são agremiações de eleitores que têm a mesma maneira de pensar ou a mesma orientação política com relação aos problemas fundamentais do país. Ou ainda, são associações de cidadãos que possuem a mesma opinião sobre assuntos políticos.
Assim sendo, e diante da pluralidade de Partidos Políticos existente em nosso país, a maioria da população ao exercer o seu direito de votar, antecipadamente deveria procurar sempre se orientar sobre as qualidades e ou defeitos do candidato que escolherá para exercer determinado cargo político. Fazer uma análise detalhada sobre os benefícios que ele propiciou à comunidade no passado e o que tem para oferecer no presente. É inconcebível que eleitores barganhem seus votos com cestas básicas, bolas de futebol e falsas promessas.
Verifica-se também, que durante o mandato de um político qualquer, quando marcado por uma má administração, carregado de falcatruas, nepotismo, desmandos, etc, uma grande parte da população, ao chegar a época das eleições, justifica seu voto, votando muitas vezes n’um candidato contrário, nem interessada em saber quem seja, apenas admitindo ser um “voto de protesto”. Todavia, essa atitude impensada, virá ocasionar logo após as eleições, muitos malefícios para toda a população, e isso, durante longos quatro anos. Hoje, vemos um grande desinteresse das pessoas, em participarem de processos eletivos, por causa da desconfiança nos políticos. Mas é preciso lembrar que somos nós que os elegemos. Se erramos, vamos tentar novamente procurando conhecer os seus programas e o que fizeram no passado. Devemos exercer a cidadania de forma plena, e compreender que situações de injustiça podem ser transformadas. A história mostra que mudanças importantes ocorreram devido às pressões populares e que direitos têm sido conquistados e ampliados. Por isso, se uma minoria tem muitos direitos e poucos deveres, enquanto a maioria tem um monte de deveres e pouquíssimos direitos, não existe cidadania democrática. A informação e a participação são imprescindíveis para a construção de uma cidadania democrática. Ela exige a participação do cidadão nas Associações de Bairros, de pais e mestres, Conselhos, Sindicatos, Entidades de Classe e Partidos Políticos.
Tudo isso acontece devido ao descaso das pessoas frente à política, achando que política é sinônimo de desonestidade, justamente por causa de alguns maus políticos. Porém, não podemos pensar desta maneira, pois tudo o que fazemos envolve política. Como já dizia Bertold Brecht há muitos anos atrás: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, não participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio depende das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito, dizendo que odeia a política. Não sabe que de sua ignorância nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o explorador das empresas nacionais e multinacionais”.
Diante disso, e enquanto as pessoas honestas, cultas, justas e solidárias, não demonstrarem interesse na disputa de cargos eletivos, e continuarem pensando que política é sinônimo de desonestidade, infelizmente, estarão resolvendo os destinos de nosso país, os oportunistas de plantão.

#redeconsciente

Nenhum comentário:

Postar um comentário