sábado, 12 de dezembro de 2015

Participar ...



Do latim participatĭo, a participação é a ação e o efeito de participar (tomar parte, intervir, compartilhar, denunciar, ser parte de). O termo pode ser usado para fazer referência à capacidade de os cidadãos (o eleitorado) se envolverem nas decisões políticas de um país ou de uma região.
Neste sentido, pode-se falar da participação cidadã através das eleições, dos referendos ou dos plebiscitos. O método mais habitual de participação é o sufrágio que permite que o povo escolha, num determinado espaço de tempo, quem o irá representar. A isto chama-se de democracia representativa (as pessoas elegem os integrantes do Poder Executivo e do Poder Legislativo). Para além da participação eleitoral, a participação cidadã na política pode ocorrer através de outros mecanismos, como a ação em organizações não-governamentais ou as manifestações públicas. Por exemplo: “Precisamos da participação das pessoas para bloquear este projecto autoritário do governo”, “O plebiscito contou com uma participação massiva da cidade”.
A participação também é a parte que uma pessoa ou um grupo possui no capital de um negócio: “O magnata russo acaba de adquirir uma participação minoritária no grupo de telecomunicações”, “A PT decidiu vender a sua participação na operadora italiana tendo em conta o incremento do seu passivo”, “Um jovem inglês investiu as suas poupanças na compra de uma participação no clube de futebol do seu coração”.
Participação, por outro lado, é um aviso, uma queixa ou uma comunicação que é feito(a) a alguém: “Sabias que a Cláudia se vai casar? Ontem, recebi a participação”, “Em caso de extravio dos seus documentos, deverá dar participação da ocorrência na Polícia ou GNR”.

‪#‎redeconsciente‬

Nenhum comentário:

Postar um comentário